O Coliseu hit counter
Arena de degladiação de raciocínios
terça-feira, outubro 23, 2007
Jon Stewart no seu melhor...
quinta-feira, outubro 18, 2007
iRack and iRan
domingo, outubro 14, 2007
Francesismos

Aí está mais uma controvérsia no país dos auto-denominados supra-sumo de todas as virtudes humanas (e quiçá sobre-humanas) possíveis e imaginárias! Desta vez o governo francês pretende levar a cabo uma nova lei da imigração que inclui a realização de testes genéticos para aferir as linhas de parentesco dos candidatos a imigrantes que já possuem família a viver em França.
A ideia é particularmente desconfortável, segundo alguns, por relembrar o governo colaboracionista Vichy aquando da ocupação Nazi, e até mesmo alguns elementos do próprio governo de N. Sarkozy já manifestaram o seu descontentamento (para além daquela oposição que não perde a oportunidade de o fazer, independentemente da situação).
No entanto acho particularmente curiosa a posição do Presidente francês que perante os ataques se limita a um lacónico: “É preciso ter calma...”, assim como argumentos usados como arma de arremesso por políticos de “esquerda” franceses, tais como: “Isto é uma afronta aos ideais da liberdade, igualdade e fraternidade!”
O que é de louvar no Presidente francês é o facto de ter deixado o cinismo de parte e não ter tido pejo em demonstrar nua e cruamente ao mundo que ideais como esses são só (e sempre foram) para quem fosse francês. Os outros não interessam nem nunca interessaram para este tipo de assunto. É uma verdade feia, mas ela aí está para comum vislumbre.
Portanto quando Françoise Hostalier, deputada no parlamento, declara que esta lei é “contrária aos nossos valores republicanos e à nossa ética francesa”, tal significa precisamente o contrário. Para além da lei ser bonita ou feia, boa ou má, justa ou injusta, manifesta em pleno a essência do que significa ser francês para o “(in) comum” francês: “sou um cidadão de primeira, falo uma língua cada vez mais moribunda apesar de nunca o admitir [confesso que me dá prazer ver o espanhol a passar-lhes à frente enquanto língua preferencial em cada vez mais escolas europeias], sou iluminado intelectualmente e já agora brado aos sete ventos que sou bastante bom na cama para me ajudar a viver em negação porque na verdade tenho um órgão reprodutor diminuto; os outros seres inferiores só servem para nos prestar vassalagem, lavar-nos as escadas e servir às mesas”.
Agora o problema surge quando os “outros” representam 30% da população francesa... o que faz com que se altere o discurso para algo do género, resmordido pelo meio de um sorriso cínico: “vamos lá esconder o busto do Le Pen debaixo da cama e fingir que consideramos estes argelinos a tresandar a refogado de cous-cous e estes senegaleses cheios de óleo de amendoím como franceses legítimos, apesar de o que “ser francês” realmente significa para todos nós, e protestar ao lado deles, antes que se amotinem e nos incendeiem a Torre Eiffel”.
Já agora convém sublinhar que este tipo de exame ao DNA já existe em 11 países europeus, incluindo no Reino Unido, e que o único argumento válido contra esta emenda em França reside na noção constitucional de família francesa que não se resume no sangue, mas no reconhecimento. O resto é desespero na ocultação da verdade antes que esta se generalize ainda mais.

quinta-feira, outubro 11, 2007
Onde está o Gerúndio?
Já era para ter postado esta magnífica estória há algum tempo, mas como tempo é coisa que por estes dias me vai escasseando cada vez mais, chega com uma semana de atraso.
O Diário Oficial do Distrito Federal (Brasília) publicou um decreto em que proíbe a utilização do gerúndio pelos servidores públicos. Isto porque quando se pergunta a um funcionário o que está a fazer, ele responde sempre algo do género "estou fazendo, estou encaminhando, estou preparando, estou estudando" e por conseguinte, ninguém conclui o que está sempre fazendo.
O referido decreto é até bastante simples, destacando-se os seus dois primeiros artigos:

Art. 1º — Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.

Art. 2º — Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de ineficiência.

O problema surgiu quando toda a gente começou a procurar o demitido Senhor Gerúndio, tendo inclusive sido consultado o seu cadastro e CPF (equivalente ao nr. de contribuinte português). A pergunta impõe-se, onde está o Gerúndio?

Leiam mais aqui.

segunda-feira, outubro 08, 2007
Can You Get Chinese Food in The Middle East?


Contactos que temos com o SIS cederam-nos esta conversa entre o Senhor Presidente Bush e a Condie.
quinta-feira, outubro 04, 2007
Manual das pitas
Este texto, apesar de não ser de minha autoria, é de elevadíssimo nível, e encontrei-o por acaso enquanto procurava pornografia gratuita aqui pela net:

"Pitas: Alguns factos sobre elas!!!

Foi feito um estudo e os cientistas descobriram uma maneira de classificar os tipos de Pita.

O conceito de Pita:
Pita é qualquer rapariga com a mania que é:
Boa > Inteligente > Xique > Dread > Gótica > Revoltada > Perita em abreviaturas incompreensíveis pelo cérebro humano > Religiosa


Assim podemos dividir esta raça em tipos:

Pita Temporal: Só é pita por causa da idade, alta probabilidade de se transformar numa Pita SMS;
Pita SMS: É PXiXuH XpWiKaR?;
Pita Beta: Sempre com uma camisa cor-de-rosa, sente-se superior e só anda com as do seu tipo. Existe uma alta probabilidade de morar em Cascais, é sempre muito sensível e se ouve palavrões entra em estado de choque;
Pita Imitadeira: O tipo de pita que não tem personalidade, logo recorre às amigas que, embora tenham o seu próprio estilo, o imitaram de alguém. Também se julga boa porque anda com as boas portanto sente-se nesse direito;
Pita HipHop: Anda sempre vestida como as gajas nos videoclips de hip hop, com as bóinas e assim, e sabem as letras de todos os "sons" de hiphop tuga. A mania que é boa mantém-se como na maior parte do tipo de pitas;
Pita pseudo-gótica: são sempre muito revoltadas com o mundo e só as amigas é que as compreendem, vestem-se de preto, gostam de vampiros, bruxas e música gótica que para elas significa Linkin Park;
Pita pseudo-revoltada: Nem todas as pitas que são umas revoltadas têm que ser góticas, este tipo de pita, é o extremo da revolta, por exemplo, se a sua mãe lhe diz que ela devia ir á escola, está a pressioná-la demasiado, MAS, se ela lhe diz para não ir, a pita responde que a sua mãe não se preocupa com os seus estudos. Do seu ponto de vista ninguém as compreende;
Pita pseudo-intelectual: Vida baseada no estudo para quando for grande ser Senhora Doutora como a mamã ou o papá. É completamente anti-social e aceita o tipo de vida deprimente que lhe é imposto;
Pita pseudo-lésbica: anda sempre atrás das amigas vá ela para onde for, o que gera o síndrome-do-salto-para-o-poço. Se uma vai à casa de banho esta tem que ir ou a sua amizade acaba. Uma vai para a cama com o namorado? não pode ir sem a amiga porque tem pena que esta fique sozinha;
Pita pseudo-religiosa: Vai à missa e toda a gente pensa que ela é um anjo, mas quando está com um gajo qualquer (seja ele quem for) faz tudo e mais alguma coisa. A probabilidade de ser ninfomaníaca é alta;

E há que destacar a incrível amabilidade das Pitas entre si: é comum encontrar em todos os tipos de pita nicks índicios que demonstrem que também possuem sentimentos e uma vida amorosa. Vejamos:

Exemplo 1:
'$'#666 HuAnItAh =))) "AdOwO-vUx Mt MiGaX =))))) NaUm XeI o K fAxIaH xEm vOxEx =)))"

Exemplo 2:
'$'#69 LiLiAnAh (l)(F) "Adoro-te Tiago, adoro-te Francisco, Adoro-te Mana, Adoro-te Joana... adoro-te Marlene...."

e a lista prossegue...

"... adoro-te Ricky, amo-te TiAgUh =)))"

Reparem agora no "Amo-te TiAgUh". Aqui, a pita provavelmente só namora há coisa de um ou dois dias. Quando a relação tem mais de 3, é costume elas colocarem "Amo-te Mt" no nick.

Sim, é verdade. As pitas são uma raça de românticas. Desde a mais pseudo-gó até à mais beta, todas possuem características determinadas no amor... mas TODAS têm a necessidade de mostrar que têm sentimentos e que têm uma vida amorosa.
Concentremo-nos agora nas pitas gós e revoltadas: É verdade meus amigos, mesmo as pitas gós e revoltadas podem amar. Sim, também elas necessitam. Nesta espécie, é comum haver uma interessante adornagem com cruzes e coisas típicamente gós. Os nicks também têm de ser "Evil's" como "Lady Suicide" ou "Morbid Angel" ou "Vampire of Death".
As frases características também fazem parte, mas neste caso com uma aproximação deveras mais "dark":

Exemplo 1:
†.. Vampira Obscura do Inferno cheio de Sangue ..† "Amo-te muito mas quero morrer porque a vida é uma merda."

Exemplo 2:
†.. Deusa da Morte sem Fim e da tortura miserável infernal e flagelante ..† "Adoro-te muito mor, mas quero morrer."

Tecnicamente, meus amigos, as pitas são todas a mesma merda. No fundo, a sua existência resume-se a perturbar a existência dos outros seres com as suas filosofias de 5ª categoria, com frases e poemas de amor mais batidas que a punheta, e com o seu feitio ultra diferente e especial do resto do mundo.

Nota: É um risco contradizer uma pita. Mesmo que elas estejam erradas, utilizarão expressões que aprenderam nas telenovelas da moda ("Morangos com açúcar", "Queridas Feras") para te fazerem acreditar que possuem sentimentos e uma maneira de "pensar".

Concentremo-nos agora no sentido de responsabilidade duma pita: "Sou uma mulher."

Exemplo 1:
#'XtReMe DoIdAh GiRl dUh GuEtToH =)))))) DoRoVuX MiGaX diz: n m xames pitah

É uma ofensa para elas serem chamadas daquilo que são. Sim.. porque elas já são mulheres, dentro do seu limitado cérebro que ainda está por desenvolver.

Possuem também um forte sentido de crítica e de justiça:

Exemplo 1:
$'02 JoAnAh DoIdAh "AdOro-Te MuItO TiAgUh" diz: (nota, quando estão prestes a namorar, elas utilizam o "Adoro-te mt". Boa rapazes, elas são mm fáceis!!!") naum rexpeitax ox sentimentox dax outrax pexoas e dpx elax fikam maguadax contiguh

Sim.. elas sabem tudo acerca de sentimentos.. o que nos leva a pensar... Que raio é que os "Morangos com açúcar" têm que nós não conseguimos detectar ?? Será que são os problemas amorosos da Joana com o Pipo que as deixam assim ??? Óh meus amigos!!! Não estaríamos a falar de pitas se estas não fossem modernas. Cada nick deve de ser extremamente ornamentado com caracteres quase irreconhecíveis à primeira vista, revelando o quanto uma pita está actualizada:

Exemplo 1:
•$21,1¤ •$(255,000,128)?µ?as r?l?a? •$21¤ •$(255,128,255)?? ? ? a p??a †?a? a? µ?a ?ae†
Exemplo 2:
'$(0000,0000,00000) /-\|_€x/-\|\|Dr/-\ '$(0000,0000,00000)

Sim, um look completamente futurista não é ? É o futuro que está aqui!! E quanto a gostos.. sim, uma pita moderna tem de ter gostos extremamente personalizados e modernos!!!
Aqui está uma lista pequena dos seus gostos comuns:
- Ida a discotecas
- As bebidas da praxe (Shot's)
- O Ronaldinho da selecção (de certeza que pensavam que era o Dicaprio.. ahah, mas acontece que o Dicaprio é mt fora de moda já)
- Morangos com açúcar
- Carros do tuning
- Dinheiro (desde muito novas que se iniciam nesta arte)
- Compras
- Ida ao centro comercial com o grupo
- Beber o cafézinho que faz delas grandes mulheres
- Fazerem comentários em grupo sobre alguém (normalmente é para falar mal de uma outra pita da tribo oponente)
- O nº 69 (na sua maioria é utilizado pelas pitas do Hip Hop) e o 666 (pelas pseudo-góticas)
- as expressões: Winduh (ou lindo), Ninuh, Tax bOm, LoOoOoOoOoL (o lol ultra rigoroso)
- os smiles de preferência: =))))), =PPPP (sim, sempre com o "=" porque os ":" são pouco fash [expressão recente utilizada para descrever fashion])

Nota: Será que já todos repararam nas expressões ultra sérias e adultas que as pitas fazem quando estão para impressionar todos os que estão à sua volta ? Aquela expressão que é como quem não quer a coisa... (há quem saiba o que é)

Enfim, e elas são e continuarão a ser misteriosas.. algumas com brutos decotes, com calcinhas e saias ultra-curtas, mas enfim... estão cá e já dominam tudo à sua volta, mesmo os pensamentos do velhote de 60 anos que mora no andar por cima delas."
quarta-feira, outubro 03, 2007
Estado Sentido
Simplesmente porque me apeteceu, decidi lançar um blog, desta feita em nome pessoal, e não como Scipio, mas aberto a colaborações, se alguém o achar oportuno.

Tentarei tratar de transmitir visões mais ou menos sérias sobre as diversas temáticas de política nacional e internacional.

Espero conseguir estar à altura de tanta gente mal formada e informada que para aí anda e escreve para meios de comunicação social e afins...

www.estadosentido.blogspot.com
segunda-feira, outubro 01, 2007
Parabéns...
Queiram os leitores reparar no arquivo d'O Coliseu e notar que há sensivelmente um ano este blog abria as portas à degladiação.

Parabéns, em especial ao Nero, mentor e fundador deste projecto.

E para assinalar esta data (não, não vou falar de Menezes e da contribuição das "bases" para a sua vitória, das cheias na capital, das afirmações do Presidente da Câmara Municipal de Loures, ou da interrupção da entrevista de Santana Lopes aquando da chegada ao aeroporto de Mourinho, ou do penalti roubado ao Sporting, enfim...) quero fazer menção a quatro assuntos:

1.º - O Blog de Pedro Santana Lopes, especificamente o post datado de 1 de Outubro de 2007 "Comentários - breve nota", onde agradece os comentários feitos no seu blog e refere que uma Professora de Português lhe chamou a atenção "pata" as vírgulas, sintaxe e semântica. Desculpa-se dizendo que não há tempo para rever, para além da correcção automática do computador e diz: "De qualquer modo, também não se publicam textos com erros graves quanto ás regras da Língua Portuguesa. Mas que ninguém se iniba, porque aqui não há exames e este é um espaço para as pessoas se sentirem livres. E todos sabemos que o tempo livre para escrever não é muito, pelo que não se esperam obras perfeitas."
"Ás" em vez de "às" não é um erro grave...e já agora, em tempo de reflexão sobre o Acordo de Revisão Ortográfica no âmbito da CPLP, porque não começarmos todos a escrever em mau português, porque o que interessa é sentirmo-nos livres, e não há tempo para obras perfeitas...Será que as editoras também enveredarão por semelhante filosofia? Talvez as recorrentes calinadas, que até estudantes universitários cometem, se possam tornar regra...

2.º - O Conceito Brasileiro de Assembleia de Sindicato - tive o privilégio de estar presente numa assembleia do sindicato dos bancários, cujo conceito irei tentar levar para Portugal. Passo a descrever: Um palco no meio da rua, quem quiser pode ir ao palco falar (sim, senti-me tentado...), e 50 barraquinhas de bebida e comida, mesas e cadeiras, mesmo ao lado. Escusado será dizer o resultado....

3.º - Depois de sofrer um pouco com as piadas sobre portugueses, contaram-me a melhor piada de sempre sobre brasileiros, verídica, que tratei de espalhar, e que aqui deixo. Raúl Solnado, nos seus tempos de comediante no Brasil, numa das vezes em que se encontrava no aeroporto foi interpelado por um sujeito: "Seu Raúl, aqui no Brasil rola muita piada de português. E lá no Portugal também tem piada de Brasileiro?". Muito serenamente, responde "Não, porquê? Acha que é preciso?".

4.º - Por último, dei-me conta que ainda não referi aqui a teoria, por mim elaborada, que acho, poderá contribuir muito para a formação intelectual dos leitores, que diz o seguinte: "Se eu não me chamasse Scipio, teria outro nome qualquer, e toda a minha vida seria condicionada por esse simples facto". Brilhante não é?