O Coliseu hit counter
Arena de degladiação de raciocínios
segunda-feira, outubro 01, 2007
Parabéns...
Queiram os leitores reparar no arquivo d'O Coliseu e notar que há sensivelmente um ano este blog abria as portas à degladiação.

Parabéns, em especial ao Nero, mentor e fundador deste projecto.

E para assinalar esta data (não, não vou falar de Menezes e da contribuição das "bases" para a sua vitória, das cheias na capital, das afirmações do Presidente da Câmara Municipal de Loures, ou da interrupção da entrevista de Santana Lopes aquando da chegada ao aeroporto de Mourinho, ou do penalti roubado ao Sporting, enfim...) quero fazer menção a quatro assuntos:

1.º - O Blog de Pedro Santana Lopes, especificamente o post datado de 1 de Outubro de 2007 "Comentários - breve nota", onde agradece os comentários feitos no seu blog e refere que uma Professora de Português lhe chamou a atenção "pata" as vírgulas, sintaxe e semântica. Desculpa-se dizendo que não há tempo para rever, para além da correcção automática do computador e diz: "De qualquer modo, também não se publicam textos com erros graves quanto ás regras da Língua Portuguesa. Mas que ninguém se iniba, porque aqui não há exames e este é um espaço para as pessoas se sentirem livres. E todos sabemos que o tempo livre para escrever não é muito, pelo que não se esperam obras perfeitas."
"Ás" em vez de "às" não é um erro grave...e já agora, em tempo de reflexão sobre o Acordo de Revisão Ortográfica no âmbito da CPLP, porque não começarmos todos a escrever em mau português, porque o que interessa é sentirmo-nos livres, e não há tempo para obras perfeitas...Será que as editoras também enveredarão por semelhante filosofia? Talvez as recorrentes calinadas, que até estudantes universitários cometem, se possam tornar regra...

2.º - O Conceito Brasileiro de Assembleia de Sindicato - tive o privilégio de estar presente numa assembleia do sindicato dos bancários, cujo conceito irei tentar levar para Portugal. Passo a descrever: Um palco no meio da rua, quem quiser pode ir ao palco falar (sim, senti-me tentado...), e 50 barraquinhas de bebida e comida, mesas e cadeiras, mesmo ao lado. Escusado será dizer o resultado....

3.º - Depois de sofrer um pouco com as piadas sobre portugueses, contaram-me a melhor piada de sempre sobre brasileiros, verídica, que tratei de espalhar, e que aqui deixo. Raúl Solnado, nos seus tempos de comediante no Brasil, numa das vezes em que se encontrava no aeroporto foi interpelado por um sujeito: "Seu Raúl, aqui no Brasil rola muita piada de português. E lá no Portugal também tem piada de Brasileiro?". Muito serenamente, responde "Não, porquê? Acha que é preciso?".

4.º - Por último, dei-me conta que ainda não referi aqui a teoria, por mim elaborada, que acho, poderá contribuir muito para a formação intelectual dos leitores, que diz o seguinte: "Se eu não me chamasse Scipio, teria outro nome qualquer, e toda a minha vida seria condicionada por esse simples facto". Brilhante não é?
4 Comments:
Blogger Nero said...
Isso faz-me lembrar... se a minha avó tivesse colhões, era meu avô! E toda a minha vida também teria sido condicionada por esse facto...
Essas Assembleias devem ser uma espécie de versão indígena do modelo romano, onde os tribunos da plebe discursavam perante as massas. E estes tinham que medir bem as suas palavras, caso contrário acabavam no fundo do Tibre, como aconteceu ao (demasiado) idealista Tibério Graco...
No entanto... será que essa malta das "piadas do português" sabe para que servem as mulheres brasileiras aqui em Portugal? Enfim, LOL!

Blogger Scipio said...
LOLOL sabem sabem, eles sabem bem qual é a imagem das mulheres brasileiras na Europa...outra piada interessante foi com um português aqui, cujos colegas diziam "ah o brasileiro é um povo de inventores, inventamos o samba,a bossa nova,etc, e vcs portugueses inventaram o quê?"..."Nós inventámos o Brasil..."

Anonymous Anónimo said...
e por tua causa as mulheres brasileiras descobriram porque se usam tantos vibradores em portugal :D

Mozarta

Blogger Scipio said...
LOL será que temos entre nós uma anónima insatisfeita?? Queres tratar tu do assunto Nero? Ou trato eu? Bom em Dezembro já estarei de volta da minha campanha, não por Cartago, mas por terras de Vera Cruz... :p