O Coliseu hit counter
Arena de degladiação de raciocínios
domingo, maio 27, 2007
Portugal por "Terras do Nú e do Batuque"
Andava eu em pesquisas por essa maravilhosa ferramenta que é a internet, quando descobri algo deveras curioso.

Sendo eu Samuel de Paiva Pires, tive um tio-bisavô, entre vários, de nome António Paes de Aragão de Paiva, que nas décadas de 20 e 30 circulava pelos meios intelectuais em Lisboa.

Por diversas razões, que não interessam à colacção actual, o meu tio-bisavô esteve em Angola, onde escreve um livro intitulado "Terras do Nú e do Batuque".

Pessoalmente apenas sei que o livro é de cariz descritivo sobre as viagens que fez, e informações que recolheu do que viu no terreno.

O que é facto é que é praticamente impossível encontrar uma cópia, para além da que a minha família ainda possui, não estando aparentemente, tal como seria de esperar, em nenhuma biblioteca portuguesa.

Eis que me espanto quando descubro que o livro se encontra em várias das melhores bibliotecas do mundo: http://www.worldcatlibraries.org/oclc/3545033.

Mais uma vez, Portugal no seu melhor, a inércia cultural a dominar.