O Coliseu hit counter
Arena de degladiação de raciocínios
segunda-feira, março 26, 2007
Os "Lapas"
Este post foi inicialmente para ser um comment ao post anterior, mas como me comecei a alongar um pouco e até acho que tem consistência para, decidi fazer dele um post. Uma boa decisão? Deixo ao vosso critério.
Os ditos "xuxas" sempre existiram, existem e sempre irão existir. As lutas pelo poder remontam aos tempos mais antigos e muitos grandes mandatários "suicídaram-se com três facadas nas costas". Uma equação simples : quem tem o poder, tudo fará para o manter, quem o pretende, tudo fará para o obter. Não que em concorde com isso, até essa falta de ética e dignidade (há quem lhe chame honra) me enoja, mas não estamos a falar de um problema actual. Tal como as Nomecklaturas. A questão da Nomenklatura (factor "C"unha) é : os favorecidos tem capacidades ou não para executarem a função? O factor "C" é algo genético, animal se assim preferirem, não se consegue eliminar.
Agora, o que é pior: um xuxa ou um lapa?
"Pegadores se chamam estes de que agora falo, e com grande propriedade, porque sendo pequenos, não só se chegam a outros maiores, mas de tal sorte se lhes pegam aos costados, que jamais os desferram.", já dizia St. António.
No meu ver, os lapas conseguem ser ainda mais medíocres.
2 Comments:
Blogger Nero said...
Questão mt bem abordada e explanada sim sr! Lançando umas achas ao debate: será q, tal como sublinha Popper, é um "sistema deficiente mas é o melhor q podemos ter"? Será q ñ há "nada pior para a democracia q demasiada democracia"? Pessoal/e tenho uma visão mt pessimista/ pragmática do problema, e vou deixa-la para mais tarde...

Anonymous Anónimo said...
conheço muito boa gente que estuda muito, até muda de cidade para ir estudar mais, nos ditos cursos superiores, para ser lapa. mas agora é tudo muito bonito e puro. esperêmos para ver!