O Coliseu hit counter
Arena de degladiação de raciocínios
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Sintoma de mutação

Bem, o referendo já lá vai e o "Sim" venceu. Na minha óptica isto é um claro sinal de mutação da sociedade portuguesa, sintoma de um claro amadurecer da democracia: cingiu-se a intervenção do Estado na vida pessoal, relevou-se a consciência individual e a liberdade de escolha e deu-se um "safanão" no jugo ideológico que a Igreja Católica cada vez tem mais dificuldade em manter no país (o próximo passo é acabar com a missa nos canais do Estado).
No entanto, e apesar de ter sido dado mais um passo em direcção ao mundo civilizado, tenho que salientar um aspecto que me desagradou profundamente: a abstenção. Mesmo sendo menor que no último referendo, é inqualificável o facto de mais de metade dos eleitores não ter votado (ainda para mais se foi por ter estado a chover!). É que muitos destes cidadãos-modelo são acérrimos críticos do governo (independentemente da cor deste), e acusam os agentes políticos de serem facínoras, ladrões, corruptos, blá, blá, blá. Porém quando lhes é requerido que tomem uma atitude e que intervenham, como foi o caso, estes paradigmas da santidade ficam em casa ou no café/ taberna a lamentar a eliminação do Benfica da Taça de Portugal ou o facto do "Zé-Jaquim" da telenovela ter problemas de flacidez e não conseguir montar a "Mari-Vánêssa" cabalmente, porque tal é como tentar enfiar uma goma numa fechadura.
4 Comments:
Pelo menos evoluímos do primeiro espécime (hominídeo estafilococus-hmmmgrrrr) para o segundo espécime (hominídeo dois-jogacartassueca). Está previsto para breve e, segundo recomendação do Prof. Marcelo (com dois l's era o outro exilado), uma purga para apanhar os últimos Homens de Neaderthal que ainda resistem face às últimas estupidificações adversas à partidarização e à sabichise dos sempre moralistas e bem amados padrecos e filósofos de última hora. "Ohhh logo por azar ganhou aquela tal coisa, aquele verbo...epá esqueci-me...aquilo pah de matar criancinhas dentro do corpo das mulheres...como se diz?"

Blogger Nero said...
Bem sublinhado sim sr!
Entretanto, aconteceu algo de preocupante na manhã logo a seguir ao dia do referendo... um tremor de terra! Tenho cá a impressão de q este é um sinal manifesto de um tal de "deusnossosenhor" a protestar contra a vitória so "Sim"...
Outra digna de registo é o alegado boato que percorre a zona norte do país e q saiu da boca dos senhores padres, q informa os + incautos q agora com a nova lei todas as mulheres que estejam grávidas vão ter q abortar obrigatoria/e.
Já estou a imaginar: pela calada da noite, comunistas a entrar pelos quartos dessas mulheres de berbequins na mão e a cometer-lhes as maiores atrocidades canibalescas!

Blogger Mukiwa said...
O argumento da evolução para uma sociedade mais civilizados não só está gasto como é ingénuo!
Este referendo teve os efeitos desejados pelo PS... acalmou as críticas e reforçou a posição de José Sócrates como primeiro ministro... Wake Up... o aborto é uma questão secundária.. sempre o foi!

www.canis-canem-edit.blogspot.com

Blogger Nero said...
O cerne não é a evolução em si, e a questão de ser ou não um argumento ingénuo/ gasto não se coloca: neste caso particular é tudo uma uma questão de sarcasmo anit-clerical meu caro, don't take it literally!
Sócrates saiu reforçado porque soube aproveitar da melhor maneira a temática do aborto, disso não há dúvidas.